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Ter um site corporativo pode ser tanto uma alavanca quanto uma âncora para o sucesso do seu negócio. Como a grande maioria das pessoas acessa informações referentes a uma empresa primeiramente pela internet, o site se tornou o cartão de visitas que você entregava há alguns anos para conseguir novos clientes.

Por esse motivo, o site pode ser o seu sucesso ou a sua ruína. Empresas que contam com uma página organizada, de navegação intuitiva e com um bom design passam confiança e atraem mais clientes. Por outro lado, um site mal feito, lento e com design ultrapassado não passará ao cliente a imagem que ele precisa para fazer negócios com você.

Mas como garantir que o planejamento e a criação de um site passem essa imagem de confiança tão fundamental, ajudando a sua empresa a se lançar definitivamente no mercado Para ajudá-lo com essas e outras questões, listamos aqui algumas dicas para transformar sua página no melhor cartão de visitas que a sua empresa já teve!

1. Obter um domínio próprio

1.1. Credibilidade

É importante realizar um registro de domínio próprio para que seu site não precise de subdomínios gratuitos (como o WordPress, por exemplo) e, assim, ganhe credibilidade. Seus potenciais clientes perceberão que você investiu em uma página personalizada, fator que irá contribuir para uma boa imagem do seu negócio e ajudará a concluir mais vendas.

1.2. Memorização

Ter um domínio também possibilita escolher um nome curto e de fácil memorização, o que faz muita diferença para a divulgação da sua página. Além disso, cada segmento possui um tipo de extensão: se o assunto do seu site é música, por exemplo, que tal escolher a extensão .mus?

1.3. Alcance

O Google e outros buscadores costumam dar prioridade para as páginas que possuem domínio próprio. Isso acaba impactando o SEO (Search Engine Optimization), conjunto de estratégias que permite otimizar seu site para motores de busca. Com isso, você gera mais visitas e, é claro, mais negócios!

1.4. Proteção

Além de fácil e relativamente barato, ter um registro próprio é uma maneira de proteger a sua marca no mundo digital. Afinal, você não quer outra marca usando seu nome para se promover, certo? O domínio serve de garantia para que ninguém use o seu nome em vão.

2. Focar nos objetivos do site

Na hora de criar o seu site corporativo, é importante que sejam seguidos alguns pressupostos que agilizam a navegação e ajudam a transformar prospects em clientes reais.

Na página inicial, por exemplo, você precisa destacar itens como “quem somos”, “produtos e serviços” e “contato”, já que ela funciona como se fosse a primeira página de um jornal ou revista. Logo, inclua tudo o que acredita ser indispensável e relevante, tornando-a um local atraente e convidativo para quem a visita.

Em geral, os sites são classificados de acordo com o seu propósito. Você já parou para se perguntar por que a sua empresa quer ter uma página? Confira algumas sugestões a seguir:

  • institucional;
  • e-commerce;
  • portfólio;
  • informativo;
  • aplicativo;
  • armazenamento de informação;
  • mídias sociais;
  • classificados.

3. Aprimorar o conteúdo

Cada vez mais, o marketing de conteúdo vem se fortalecendo como estratégia nas empresas. Afinal, ele é uma forma de engajar seu público por meio de conteúdo relevante, auxiliando-o em todas as etapas do processo de compra — e o melhor de tudo, de forma natural e espontânea.

3.1.Visibilidade

Todo mundo costuma pesquisar em sites de busca antes de realizar uma compra, não é mesmo? Isso tem a ver com a nova tendência de comportamento dos consumidores, que passaram a ter uma postura mais ativa no processo de compra de um produto ou serviço. Eles querem a independência de pesquisar por conta própria, por isso, ofereça um site com conteúdo relevante e atualizado.

Nesse contexto, um conteúdo bem trabalhado, que leve em conta o cuidado na escolha das palavras-chave e dos links de referência, por exemplo, ajuda o seu posicionamento nos buscadores, dando mais visibilidade e credibilidade para o seu negócio. Por isso, é muito importante investir na qualidade e na frequência de atualização da sua página.

3.2. Autoridade

Como já dissemos, as pessoas pesquisam na web para ler sobre o produto ou serviço que estão planejando adquirir. Se a sua empresa costuma produzir materiais de qualidade, como textos e vídeos, ela será vista como autoridade nesses assuntos pelos internautas. Isso também contribui para a fidelização dos consumidores.

3.3. Custo e durabilidade

Um anúncio feito em jornal ou televisão acaba tendo uma vida curta — afinal, quando você para de investir dinheiro, ele para de ser veiculado. Com o marketing de conteúdo, porém, a situação é diferente.

Uma vez gerado um post, ele ficará disponível na internet até que você o exclua. Isso significa que o investimento em marketing digital é um investimento para toda a vida útil do seu site.

4. Investir no layout

O visual da sua página talvez seja uma das partes mais importantes de toda a criação de sites corporativos. Para que o cliente sinta vontade de saber mais sobre os seus produtos e serviços, você deve considerar alguns fatores. Veja abaixo:

4.1. Personalidade

Você sabia que o layout do seu site pode dizer muito sobre a personalidade da sua empresa? Como já falamos, sua página é o seu cartão de visitas, então dedique seu tempo para escolher com cuidado os elementos que combinam com o seu negócio em termos de cores, imagens, tipografia e diagramação. Ter um profissional de design para ajudá-lo nessas decisões é fundamental.

4.2. Diagramação

Um site clean, sem informações desnecessárias e com todos os seus itens bem dispostos é um dos fatores que fazem o cliente decidir sair ou ficar na sua página. Lembre-se que essa decisão leva no máximo oito segundos para ser tomada, então não há espaço para cometer erros!

Uma boa dica é pesquisar as páginas dos seus concorrentes para saber o que eles estão fazendo, servindo de inspiração para você. Não custa nada dar essa conferida, nem que seja para não repetir a mesma ideia.

4.3. Fotos de qualidade

Não precisamos nem dizer que a qualidade das fotos faz toda a diferença em um layout, não é? Embora a contratação de um fotógrafo possa parecer um custo a mais, esse investimento valerá a pena para criar um banco de imagens confiável para a sua empresa.

4.4. Legibilidade

Fique atento ao tamanho da fonte e ao contraste entre sua cor e o fundo da tela. A dica é não inventar muito: fundo claro combina com fonte escura. Se você quiser inovar, brinque com os títulos, mas não se esqueça de testar sua legibilidade.

4.5. Navegabilidade

Um site precisa ter uma interface intuitiva e de fácil navegação. As informações devem ser encontradas sem grande esforço e os links devem ter cara de links, ou seja, devem ser encontrados facilmente pelo usuário. Simples assim!

Com esses quatro elementos, não há dúvida de que o seu site corporativo vai ficar muito mais atraente para o seu público-alvo, gerando mais engajamento. Assim, a tendência é que seus clientes passem a ser multiplicadores da sua marca.

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By Lucas Rodrigues Monteiro

Bacharel em Sistemas da Informação, Certificado MCTS 70-680 / MOS, Trabalho como Administrador de Redes, Firewall e Servidores Windows e Linux! Minhas atividades favoritas são: Caminhar, Fazer Trilhas, Natureza, Insetos e claro ler sobre Tecnologia.

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