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Zimbra Exigindo autenticação para envio de mensagens

Olá ! Neste artigo irei falar sobre uma prática de segurança que muitos administradores Zimbra necessitam implementar (e devem de fato: http://antispam.br/porta25/), que é exigir autenticação para o envio de mensagens.

Fonte: http://antispam.br/porta25/
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Por padrão, o Zimbra libera o relay no servidor SMTP para toda a faixa de rede, como pode ser confirmado com o comando abaixo:

 

Será exibida a faixa de rede do servidor (ipv4 e ipv6), conforme o exemplo abaixo:

 

Muitos ainda se confundem com este conceito, mas a liberação para relay no servidor SMTP deve ser somente para hosts que necessitam encaminhar mensagens através dele, como outro servidores MTA ou aplicações que não possuem recurso de autenticação, por exemplo. Destaco também que para servidores MTA é possível implementar autenticação, isto é, permitir o relay somente com credenciais.

 

Para fechar o relay para a faixa de rede do servidor, utilize o comando abaixo para modificar o valor do atributo zimbraMtaMyNetworks:

 

Com o comando acima, somente a interface de rede local e o próprio servidor estão liberados para relay, qualquer conexão de outro endereço IP terá que ser autenticada para enviar a mensagem. É possível efetuar essas modificações pele console Web, porém há um bug que não permite salvar após remover a faixa de rede.

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Segue o link para o bug que reportei , afeta as versões 8.X e será corrigido na versão 8.7:

https://bugzilla.zimbra.com/show_bug.cgi?id=98419

Obs.: Essa implementação não significa que seu servidor não irá receber mensagens externas. Quer entender melhor estes conceitos?

Veja:

http://www.bktech.com.br/bktrainner

Referências:

https://community.zimbra.com/collaboration/f/1886/p/1138585/1583882#1583882

https://bugzilla.zimbra.com/show_bug.cgi?id=98419

http://antispam.br/porta25/

 

O Zimbra é uma plataforma corporativa de e-mail, calendário e colaboração de código aberto, baseada em navegação web e que trabalha no modelo “cliente e servidor”.

Criado pela empresa Zimbra que foi comprada pela Yahoo! em 2007 e posteriormente vendida para a VMWare em 2010. Após isso, foi vendido para a Telligent Systems em 2013 e posteriomente adquirido pela Synacor, atual proprietária. Esta ferramenta foi projetada para oferecer portabilidade entre nuvens públicas e privadas.

Atualmente, o Zimbra disponibiliza uma versão open source e uma versão comercial, onde esta última dá suporte aos clientes por meio da Zimbra Network, disponibilizando componentes de código fechado para conexão com o Microsoft Outlook para sincronismo de agenda.

Por que devo utilizá-lo em minha empresa?

O Zimbra é uma plataforma de e-mail diferenciada e flexível e desta forma, existem diversos motivos para utilizá-la como servidor de e-mail em sua empresa. Algumas razões são:

Possibilidade de acessar as informações de qualquer local que tenha acesso a internet, aumentando ainda mais a organização e produtividade;

Custo de 35% a 50% mais barato do que outros sistemas de e-mail;

Liberdade para ampliar e personalizar o fluxo de trabalho conforme as necessidades individuais de cada usuário;

Compatível com outros sistemas de e-mail como o Microsoft Outlook, Microsoft Exchange, Apple Mail, sendo possível compartilhar eventos de calendário com clientes e fornecedores, mesmo que eles não tenham o Zimbra.

Com o Zimbra não é necessário enviar anexos por e-mail, já que existe a possibilidade de compartilha-lo entre outros usuários do aplicativo. O mesmo pode ser feito para pastas, calendários, tarefas e documentos.

O Zimbra também acaba com a necessidade de arquivos .PST. Os backups podem ser feitos com um simples clique.

Gerenciamento interno hierárquico de armazenamento onde gestores de TI podem configurar e gerenciar recursos de e-mail facilmente.

O Zimbra também pode ser instalado em um dispositivo virtual sem a administração de um sistema operacional.


Sou Administrador de Redes e Servidores Windows e Linux. Quando consigo Curto Caminhar, Fazer Trilhas, Natureza e insetos!